quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sete de Setembro, Dia da Independência - Brasil Independente ou Brasil Colônia?


No dia 7 de setembro de 1822, as margens do Rio Ipiranga, D. Pedro declarou a Independência do Brasil, proferindo a famosa frase “Independência ou Morte”. Nesse momento os laços políticos com Portugal foram cortados, efetivamente deixaríamos de ser uma colônia e de ser explorados, pelo menos teoricamente. Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República do Brasil e pela primeira vez o país seria comandado por políticos. 

Agora estamos em 2011 e eu pergunto: declaramos realmente nossa independência e proclamamos nossa república? Não no aspecto diplomático e reconhecido como nação, mas no que se refere à prática, no dia a dia na vida de cada brasileiro, como cidadão. Será que vivemos mesmo essa independência, essa republica? A cada dia tenho a impressão que ainda somos uma colônia e o que é pior, de nossos próprios políticos, aqueles que deveriam nos representar e fazer pelos cidadãos. É ministro, senador, deputado, prefeito, cargos de confiança e até juizes envolvidos em desvio de verba, caixa dois, uso da máquina pública para benefícios pessoais e outras tantas falcatruas que eles operam. É impressionante a capacidade que esses políticos possuem para roubar e saírem impunes. Às vezes até acontece uma investigação mais dura, uma CPI, uma expulsão, mas geralmente acaba em nada mesmo e os mesmos ladrões voltam a fazer parte do governo de uma forma ou de outra. 

São por estas razões que eu me pergunto se deixamos realmente de ser uma colônia e de ser explorados, sem entrar na questão da carga tributária, porque aí o contexto extrapolaria a exploração, mas apenas tratando no contexto político: nós cidadãos, só deixaremos de ser colônia de nossos próprios políticos quando eles fizerem seu trabalho pensando no povo, pensando no país, com ética, moral e honestidade, que é o mínimo que se espera de um político. Infelizmente, hoje em dia, de mínimo só esperamos o salário mesmo.

 Índice de Percepção da Corrupção de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário