terça-feira, 11 de outubro de 2011

Greve dos Bancários – Contra e Contra


Todo ano é a mesma coisa, os bancários entram em greve por uma série de reivindicações, principalmente aumento de salário e todo ano nós, clientes pessoa física ou jurídica, somos os principais prejudicados durante esse período e nada podemos fazer a respeito, a não ser esperar até que as partem entrem em acordo ao longo de dias ou semanas.

Eu sou contra a greve dos bancários, principalmente dos funcionários de bancos públicos. Não consigo aceitar que eles reclamem do salário que recebem sendo que eles prestaram concurso sabendo exatamente quanto iriam ganhar e qual o trabalho que realizariam. Quem não está satisfeito, quem acha que ganha pouco, pede a conta e procura algo melhor em outra empresa, simples assim. Sei que é bastante rude esse pensamento, mas não é um absurdo não.  Muitos bancários mal sabem pelo que estão lutando e vão na onda do sindicato, que praticamente obrigam a adesão do manifesto. Esse mesmo sindicato não tem meu respeito, pois como apurou a reportagem do Paraná TV, o sindicato pagou pessoas, uns laranjas, para ficarem em frente as agencias bancárias para “agitar” a greve.  Inaceitável.  Isso sim é difícil de engolir. Respeitar de que jeito?

Quero deixar bem claro que também sou contra os bancos. Acho um absurdo eles lucrarem bilhões todos os anos e não oferecerem um mínimo de condições de trabalho a seus funcionários. A greve só começa porque a situação fica insustentável e a culpa maior é do banco que deixa chegar a esse ponto. A impressão é de que os funcionários não têm valor nenhum para a empresa e o que conta é apenas o que ele gera de receita ao banco. Na agencia que sou cliente, teve épocas que os funcionários não tinham nem mesa pra trabalhar, tinha que dividir uma bancada em dois, isso sim é um absurdo. O que é necessário ser revisto com urgência são essas condições de trabalho, isso sim qualquer funcionário merece e precisam ter um mínimo de condições e suporte pra realizar um trabalho bem feito. Um aspecto importante é treinar o funcionário antes de jogá-lo no atendimento e exigir que cumpra metas, muitas vezes eles não sabem nem explicar do que se trata o produto exatamente e não possuem habilidade para lidar com público.

Parece contraditório ser contra a greve e ser contra o banco, afinal estou a favor de quem? Estou a favor do que é certo, moral e digno. Uma entidade não pode lucrar tanto e não oferecer condições de trabalho apropriadas, ponto. Um funcionário não pode reclamar por algo que já sabia de antemão como seria e optou por esta condição, ponto. O que é preciso é pensar no problema de uma forma macro e procurar ações que mudem isso em definitivo e não as que apenas amenizam temporariamente a questão. Isso que o sindicato deveria estar fazendo. Enfim, esperamos o desfecho dessa greve, provavelmente sem soluções efetivas e nenhum ganhador, mas com certeza muitos perdedores, principalmente nós, clientes.  



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